Obras do Centro Olímpico a caminho da conclusão

27/04/2009

Com o início da urbanização externa no entorno do Centro Mineiro de Excelência Esportiva, o Centro Olímpico, inicia-se a etapa final na conclusão desta obra, de grande importância para o esporte em nossa região e tão aguardada pela população de São Sebastião do Paraíso.
 Na sexta-feira, 24 de abril, iniciou-se a retirada do antigo alambrado que cercava a frente do complexo esportivo e as máquinas da prefeitura começaram a terraplanagem do entorno do ginásio, o­nde será agora construído uma área de estacionamento e circulação por todo o complexo. Também já estão no local os gradis nylofor, que serão instalados na nova frente, que receberá além do cercamento e piso, tratamento paisagístico, portões de acesso e sinalização visual.
 Internamente as obras também estão bem avançadas, com a ampliação da área de restaurante e alimentação já concluída, os vestiários e sanitários já com o acabamento pronto, o revestimento em gesso de todos os cinco pisos do ginásio já no final, os pisos já assentados em todos os pavimentos e o revestimento das laterais internas do ginásio também em fase final.
 Os próximos passos serão o fechamento com veneziana industrial da parede traseira do edifício, a instalação do sistema de comunicação e segurança, o acabamento das arquibancadas com a instalação dos assentos individuais, a instalação de guarda corpo e ligações elétricas nas cabines de imprensa, instalação dos elevadores, e, ao final, instalação do piso de madeira flutuante e equipamentos para quadra, academia e sala de fisioterapia.
 A previsão para conclusão total destas etapas é o mês de agosto e a inauguração oficial irá acontecer durante as comemorações do aniversário da cidade, em outubro de 2009, sendo que a programação já está sendo preparada com atrações esportivas e culturais de nível nacional, além da presença das autoridades estaduais e federais.
 O histórico da obra remete há mais de 20 anos, sendo que neste período houve investimentos próprios do município, do Governo Federal, através do Ministério do Esporte e Turismo quando a pasta foi ocupada pelo deputado federal Carlos Melles e, por último, destinação de verba pelo Governo de Minas Gerais, através do trabalho do próprio Melles, atual presidente do Democratas mineiro, e do deputado estadual Antônio Carlos Arantes, junto ao governador Aécio Neves e à Secretaria de Estado de Esportes e Juventude, nas pessoas do secretário Gustavo Corrêa e do sub-secretário Rogério Romero.
 Quando estiver finalizado, a região contará com um complexo esportivo com capacidade de abrigar grandes eventos esportivos e delegações para diversas competições, já que a estrutura conta com alojamentos, refeitórios e demais dependências para esse fim.
 Segundo o prefeito Mauro Zanin, esta obra é importante para atrair eventos para a cidade que poderão gerar receita e movimentar a economia local. “Teremos estrutura para abrigar competições como Jimi, Joju, e outras. A iniciativa privada já montou um equipe de basquete competitiva visando a participação em campeonatos estaduais e nacionais e acredito que o Centro Olímpico, que a população assiste sua execução há mais de vinte anos, será um palco importante para incentivar o esporte não só de Paraíso mas de todo Sudoeste Mineiro. E este ano poderemos entrar no prédio e ver o tamanho e a sua relevância para nosso município”, concluiu Zanin.