Paraíso solicita melhorias na Saúde local e regional

23/04/2009

Em uma audiência agendada pelo deputado estadual Antônio Carlos Arantes com o Secretário de Estado da Saúde de Minas Gerais, Marcus Pestana, foram apresentadas as demandas de saúde da região definidas em assembleia ordinária da AMEG (Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Grande) realizada em Ibiraci no último dia 3.
 Dentre as reivindicações estão a implantação do incentivo aos hospitais que compõem a rede de urgências na região. O objetivo seria custear os serviços que hoje são pagos pelos municípios que estão com a capacidade de investimento comprometida devido a queda de repasses governamentais. Hoje quem atende essa demanda são as Santas Casas de Passos e São Sebastião do Paraíso. Com isso desoneraria as prefeituras desse repasse mensal que poderá não ser cumprido até o final do ano devido as dificuldades pelo qual passam as cidades.
 Foi solicitada também a realização de cirurgias eletivas, que são aqueles procedimentos ditos como “não urgentes” mas que se fazem necessários, como intervenções cirúrgicas de vesícula, amígdalas, catarata, dentre outras. A fila de espera nos municípios por esse tipo de ação é grande. Na regional de Passos existe uma fila de espera de cerca de duas mil pessoas, em Paraíso são cerca de 465 pacientes.
 Outra demanda foi a revisão do Plano Diretor de Regionalização da Saúde. Dentre as modificações estaria a inserção do município de Cássia no Pró-Hosp, programa do governo mineiro de apoio aos hospitais. Essa inclusão seria feita de forma bipolar com a microrregião de Paraíso, ou seja, com uma cooperação entre as duas micros para que os recursos possam ser aumentados nos dois polos. A proposta já foi aprovada na Comissão Intergestora Bipartite Macro, que é quem define as ações e programas a serem ampliados ou criados no Sudoeste Mineiro. A população regional beneficiada chegaria próximo a 170 mil habitantes.
 Por fim, foi solicitado também a implantação do transporte sanitário para a macrorregião de Passos. Que seria uma forma de colaboração entre os municípios para levar pacientes para centros de referência em segmentos médicos que não são disponibilizados nas suas cidades integrantes.
 Estiveram presentes na reunião além do deputado Antônio Carlos, o presidente do COSEMS da Macrorregião de Passos (Conselho dos Secretários Municipais de Saúde) Marcos Rogério de Paula Oliveira, e dos prefeitos de Carmo do Rio Claro, Antônio Vítor e de Guapé Nelson Lara.
 Na ocasião algumas demandas da saúde pública local de São Sebastião do Paraíso também foram discutidas, como a reforma, ampliação e reposição de equipamentos do Pronto Socorro Municipal. O objetivo é oferecer atendimento mais humanizado e de qualidade à população.
 Algumas das benfeitorias pretendidas são a demolição e ampliação, troca de pisos e revestimentos, impermeabilizações, substituição de cobertura da fachada para estrutura metálica tipo espacial, mudança de lugar do sistema de ar comprimido com tratamento acústico, reforço estrutural devido as demolições e demais serviços decorrentes da reforma.
 Foi solicitada também a destinação de veículos para atendimento e transporte de pacientes, como uma van, uma ambulância de grande porte e outra simples além de um carro convencional.
 Por fim foi reivindicada a implantação do Centro de Referência na Atenção à Saúde Sexual e Reprodutiva e à Criança de Risco, programa Viva Vida que compreenderia a construção e equipamento do mesmo. Tal pedido justifica-se pelo município ser sede microrregional de saúde e possuir especialidades como UTI Neo-natal e maternidade de alto risco referenciada pelo Estado, 17 Unidades de Saúde da Família com acompanhamento básico e ambulatório de infectologia sem referência de atendimento das violências sexuais. Segundo a própria Secretaria de Estado da Saúde, esses seriam requisitos para a sua implantação.
 Segundo o presidente da AMEG e prefeito de São Sebastião do Paraíso, Mauro Zanin, existe a possibilidade de grande parte dos pleitos regional e local serem atendidos. “Tudo que foi solicitado está dentro das ações já desenvolvidas pelo Estado, são programas e ações já em andamento em outros locais e que fazem parte do planejamento da Secretaria. O secretário Marcus Pestana mostrou-se bastante receptivo e sinalizou positivamente para os pleitos. Estamos muito esperançosos que em breve teremos boas notícias para dar aos cidadãos dos municípios da AMEG e mesmo de Paraíso”, comemorou Zanin.