Minas de Ouro, tricampeã do Carnaval paraisense 2009

24/02/2009

Com 886 pontos, o Grêmio Recreativo Escola de Samba Minas de Ouro, conseguiu seu tricampeonato nos desfiles carnavalescos de São Sebastião do Paraíso. A escola perdeu apenas um ponto por ter ultrapassado um minuto dos 50 permitidos no segundo dia de apresentação. O enredo deste ano foi “Bandeira Branca” e tratou sobre a imigração dos povos que fugiram da guerra e vieram para cá em busca de trabalho, oportunidades e principalmente a paz.
O segundo lugar ficou com a Associação Recreativa Império do Samba, com 847 pontos. A escola teve como tema “A Música”, em uma viagem que passou pelas danças de origens africanas, indígenas e clássicas. Respeitando o regulamento, na apuração final, a Império do Samba ficaria com o 3º lugar, mas devido às penalidades sofridas pelo Grêmio Recreativo Escola de Samba Pérola Negra, que perdeu 34 pontos por não apresentar o número mínimo de componentes (150), a Império obteve a segunda colocação.
A Pérola Negra conseguiu 857 pontos, mas perdeu 34 e ficou com o terceiro lugar com 823 pontos. A escola, que completou 25 anos de existência, apresentou o tema “Amigos de sempre para sempre”, o­nde homenageou pessoas que contribuíram para esta trajetória, como o saudoso patrono João Mambrini, o inesquecível Paulistinha, Tia Cidinha, Roberto da Funerária, mister Sebastian e também uma homenagem à Cristina, a baiana mais antiga do Carnaval paraisense.
Em quarto lugar ficou o Grêmio Recreativo Escola de Samba Mocidade Alegre, que na soma geral ficaria na última colocação, atrás da Unidos do Alto. Porém, aplicadas as penalidades, a Unidos perdeu 59 pontos dos 815,5 que tinha e ficou com 756,50. Com isso a Mocidade, que perdeu 35 pontos e tinha 814,5, ficou com 779,5 e obteve a quarta colocação, deixando a Unidos em último.
A Mocidade Alegre trouxe este ano o enredo “De linguagem universal à magia total, Mocidade traz o amor neste Carnaval”, mostrando a essência do amor. Já a Unidos do Alto abordou “Na vida tudo é um jogo”, falando dos jogos de interesse, dos jogos da sorte e de azar.
O julgamento das cinco escolas ficou a cargo de dez jurados, divididos nas duas noites, sugeridos pelos presidentes das escolas e escolhidos por sorteio pela Comissão Organizadora do Carnaval. Foram avaliados os quesitos comissão de frente, alegorias e adereços, samba-enredo/letra e música, mestre-sala e porta-bandeira, bateria, conjunto e evolução, carros alegóricos, fantasia e enredo.
Sob queima de fogos, os desfiles das escolas de samba em Paraíso aconteceram no sábado (21) e na segunda-feira (23). No domingo (22) e terça-feira (24), houve a apresentação dos blocos carnavalescos Butina Véia, Potinha Só Alegria, Boi Bumbá e Bar do Zé Dias. Todos eles receberam troféus de participação. O projeto “Vida Ativa na Melhor Idade” apresentou-se na primeira noite de Carnaval, abrindo os festejos, juntamente com o Rei Momo José Maria de Oliveira, a Rainha, Maria Elisa da Silva e a Princesa, Sabrina Bogas Pimenta. O prefeito Mauro Lúcio da Cunha Zanin passou as chaves da cidade ao Rei Momo e todo o evento foi prestigiado por grande número de paraisenses e visitantes.
O evento em Paraíso ficou paralisado por dez anos. Foi retomado em 2006 pela Prefeitura. Naquele ano e também em 2007, a escola Minas de Ouro sagrou-se campeã. Em 2008, e em comum acordo entre as escolas, não houve competição entre elas, apenas desfile. A escola Império do Samba surgiu em 2007 e já na sua terceira participação, consegue o vice-campeonato.
O Carnaval paraisense teve a realização da Associação Folclórica das Escolas de Samba de Paraíso (Afessp), presidida pelo ex-vereador Jerônimo Aparecido da Silva e contou com total apoio da Prefeitura, através do departamento municipal de Cultura. Foram disponibilizados R$ 20 mil para cada escola e R$ 2 mil para cada bloco. A Guarda Municipal, em parceria com a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros, não registraram nenhum incidente na praça comendador José Honório, local dos desfiles.

fotos: Adriano Rosa