Prefeitura de Paraíso realiza o Carnaval 2009

20/02/2009

A maior manifestação folclórica do país também foi recuperada em São Sebastião do Paraíso no ano de 2006, durante a primeira gestão do prefeito Mauro Zanin. Depois de alguns anos sem realização, os desfiles das escolas de samba e dos blocos carnavalescos foram revitalizados, com o apoio financeiro da Prefeitura bem como a montagem de toda a estrutura necessária para a retomada da festa.
 Na retomada do carnaval há quatro anos, quatro escolas de samba desfilaram, sendo que três voltaram às suas atividades: Grêmio Recreativo e Escola de Samba Minas de Ouro, Grêmio Recreativo e Escola de Samba Mocidade Independente Pérola Negra, Grêmio Recreativo e Escola de Samba Unidos do Alto e a novata Grêmio Recreativo e Escola de Samba Mocidade Alegre. Nos anos seguintes surgiu ainda a Associação Recreativa Império do Samba, totalizando cinco agremiações que disputam o título de campeã em 2009.
 Desde então a folia de Momo em Paraíso tem crescido e atraído mais gente para os desfiles na praça Comendador José Honório. Este ano a expectativa é de que cerca de cinco mil pessoas passem por noite pelo local para acompanhar as apresentações das escolas de samba e dos blocos, que serão em noites alternadas.
 A realização da festa só é possível graças ao apoio da Prefeitura de Paraíso que este ano montou toda a estrutura na praça comendador José Honório, bem como destinou R$ 130 mil para as escolas de samba e blocos para confecção de fantasias, compra de instrumentos e elaboração de carros e alegorias. Paralelo a isso, cada agremiação realiza eventos diversos para arrecadar mais recursos e completar a verba para colocar o espetáculo na rua.
 De acordo com o prefeito Mauro Zanin, a retomada do carnaval em Paraíso foi no momento em que a população que fica na cidade durante os festejos, não tinha opção de diversão nesta época do ano. “Quem tinha oportunidade de viajar, seja para ranchos ou outras cidades, na época do carnaval iam, e quem ficava não tinha opção de lazer, uma vez que não tinham desfiles e os clubes também não realizavam nenhuma atividade. Nosso intuito foi movimentar a cidade, manter os paraisenses aqui durante o carnaval e atrair visitantes de cidades vizinhas para verem os desfiles das escolas e dos blocos, que surpreendem a cada ano pela beleza e emprenho nas fantasias, carros, baterias e sambas enredos que contam e mostram a história de nosso povo e nossa cidade. Tenho visto com bons olhos o crescimento da festa a cada ano e acredito que a população dará, mais uma vez, uma resposta muito positiva à festa”, conclui Zanin.
 A corte do Carnaval 2009 em São Sebastião do Paraíso ficou definida da seguinte forma: o Rei Momo é José Maria Oliveira, a Rainha da festa é Maria Elisa da Silva e a Rainha Mirim é Sabrina Bogas Pimenta.
 No sábado, dia 21, acontece a abertura oficial da festa com a entrega da chave da cidade pelo prefeito Mauro Zanin ao Rei Momo, em seguida passam pela avenida os integrantes do projeto Vida Ativa, como já é tradicional. Após desfilam as escolas de samba na seguinte ordem: Pérola Negra, Mocidade Alegre, Minas de Ouro, Império do Samba e fechando a noite, a Escola de Samba Unidos do Alto.
 No domingo, dia 22, é a vez dos blocos que desfilam nesta ordem: Banda do “Zé Dias”, Bloco “O Boi Bumbá”, Bloco “Potinha Só Alegria” e o Bloco “Butina Véia”. Na segunda-feira, dia 23, voltam as escolas de samba desfilando da seguinte forma: Império do Samba,  Mocidade Alegre, Minas de Ouro, Unidos do Alto e fechando os desfiles, a Pérola Negra.
 Encerrando o carnaval paraisense, na terça-feira dia 24, os blocos retornam à avenida e desfilam na seguinte ordem: Bloco “O Boi Bumbá”, Bloco  “Potinha Só Alegria”, Banda do “Zé Dias” e Bloco “Butina Véia”. Os desfiles começam todos os dias às 20 horas.

PREVENÇÃO  —  As ações da Prefeitura de São Sebastião do Paraíso durante o carnaval também atingem a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis (DST) e a Aids. Durante os festejos será realizada a distribuição de preservativos e orientações aos foliões. O foco da campanha deste ano são mulheres acima dos 40 anos, o­nde o número de infestação tem aumentado consideravelmente.
 Uma pesquisa dirigida às mulheres, divulgada pelo Ministério da Saúde, revela que 91,8% das mulheres na faixa etária de 50 a 64 anos sabem que a atividade sexual sem o uso do preservativo pode implicar na transmissão da Aids, ou seja, não é falta de conhecimento.
 A mesma pesquisa revela também que mulheres que usaram preservativo na ultima relação foram de 14,7%; que usam regularmente com qualquer parceiro: 9,2%; uso regular com parceiro fixo: 9%, uso regularmente com parceiros eventuais: 28%.
 O Ambulatório de Infectologia de São Sebastião do Paraíso desenvolve várias atividades de prevenção durante esta semana e o carnaval, como a entrega de material informativo e preservativos nos bares da cidade, escolas e casas noturnas e em vários pontos da cidade com o apoio das Unidades de Saúde da Família (USF). Números apontam ser alarmante o número de adolescentes que iniciam a vida sexual e se contaminam, por exemplo, pelo HPV (Papilomavírus  Humano). De cada 10 meninas, quatro se infectam com o vírus. Durante o carnaval haverá ainda a entrega de preservativos no Pronto Atendimento Municipal.