Marcos Rogério é reeleito presidente do COSEMS

17/02/2009

O diretor de Saúde e Ação Social de São Sebastião do Paraíso, Marcos Rogério de Paula Oliveira, foi reeleito presidente do Colegiado dos Secretários Municipais de Saúde (Cosems), representando a macro-região de Passos.
 Na reunião ocorrida no dia 5 de fevereiro, no Clube dos Médicos, mais de 20 secretários de saúde da região estiveram presentes para tratar de assuntos relacionados à saúde dos 24 municípios que compõem a macro-região de Passos. São eles: São Tomás de Aquino, Monte Santo de Minas, Itamoji, Pratápolis, Jacuí, Bom Jesus da Penha, Capetinga, Guapé, Cássia, Delfinópolis, Passos, Fortaleza de Minas, São José da Barra, Ibiraci, Alpinópolis, Itaú de Minas, São João Batista do Glória, Capitólio, São Roque de Minas, Vargem Bonita, Doresópolis, Piunhi, Claraval e São Sebastião do Paraíso.
 A reunião também serviu para apresentação dos novos secretários de saúde, alguns ocupando o cargo pela primeira vez, outros  voltando ao cargo de secretários de saúde e outros dando continuidade ao mandato.
 Dentre as várias pautas do dia, a que mais se destacou foi a eleição do presidente do Cosems-Passos, que teve Marcos Rogério eleito pela segunda vez consecutiva.
 A nova diretoria do Cosems, cujo mandato vence em março de 2010, ficou assim definida: presidente: Marcos Rogério de Paula Oliveira (diretor de Saúde de São Sebastião do Paraíso); vice-presidente, Alan César Marques (secretário de Saúde de Monte Santo de Minas e secretário Geral), José Garcia de Faria (secretário de Saúde de Vargem Bonita).
 Marcos Rogério ressaltou que o Cosems “é o elo entre as secretarias municipais de saúde e o Estado”, por isso enfatizou a  necessidade da presença dos secretários de saúde nas reuniões das Comissões Intergestoras Bipartite (CIB) e também nas reuniões do Cosems. Ele cita como exemplo da participação ativa dos secretários, a obtenção de transporte para a micro-Paraíso e também para a micro-Passos. “Aqui nós trabalhamos regionalmente para sanar problemas locais”, finalizou  Marcos Rogério.