Merenda começa a receber alimentos de produtores rurais

13/02/2009

foto: Vandeir Naves A Merenda Escolar de São Sebastião do Paraíso começou a receber na segunda-feira, 2 de fevereiro, produtos oriundos da zona rural do município, através de convênio firmado entre a Prefeitura e o Conselho Nacional de Abastecimento (Conab). Pães caseiros produzidos na Queimada Velha fizeram parte da primeira entrega e vão atender os Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI) e as escolas municipais da zona urbana e rural.
 Hortifrutigranjeiros também integrarão o programa à medida que os produtores rurais aderirem ao projeto. Por ano, serão investidos pelo Governo Federal através do Ministério de Desenvolvimento Social R$ 3.500,00 por produtor, ficando a Prefeitura encarregada de adquirir os produtos e destiná-los à merenda escolar. Por dia, são mais de sete mil refeições servidas a mais de seis mil alunos, envolvendo cerca de 60 profissionais entre auxiliares, estagiários, merendeiras e nutricionistas.
 Para o vice-prefeito Márcio da Silveira, este projeto valoriza aquilo que é produzido aqui e oferece uma oportunidade de vida melhor aos pequenos produtores. “Além disso, há a agregação de valor, porque para entregar os produtos, o produtor tem que emitir Nota Fiscal e com isso há a arrecadação de impostos que depois se convertem para o município”, explica. “Ainda há a vantagem de se beneficiar as entidades assistenciais com aquilo que for excedente para a Merenda”, completa.
 Luiz Cláudio Aguiar, produtor da Queimada Velha, comenta que o além da economia está a qualidade, pois o índice de agrotóxicos encontrado hoje nos alimentos é muito grande. “O projeto vai unir a produção com o consumo e pode até ser estendido às cidades da região, eliminando a figura dos atravessadores”. Para ele, os produtos que vêm de fora são de terceira qualidade e para vencer esta barreira é difícil porque o agricultor local tem medo de produzir e não achar quem compra. “Com este projeto encontramos um caminho”, ressalta.
 Quarenta quilos de pães caseiros serão entregues diariamente na Merenda Escolar pelos produtores da Queimada Velha. “Que este pão se multiplique”, afirmou o prefeito Mauro Lúcio da Cunha Zanin, presente à primeira entrega, ao lado do vereador Henrique Matheus; do presidente do Conselho Municipal do Desenvolvimento Rural e Sustentável (Comders), Marco Aurélio de Paula; da diretora municipal de Educação, Cultura e Esporte, Maria Luíza Coelho de Pádua; dos representantes do departamento de Agricultura e Meio Ambiente, Zorovando Bícego e Eduardo Scarano Guidi; da nutricionista, Renata Auxiliadora de Paula Pessoni e do coordenador da Merenda Escolar, José dos Reis Medeiros, além de funcionários e membros da imprensa.