“Casa da Cultura” avalia 3ª etapa do projeto de educação patrimonial

30/01/2009

O departamento de Cultura da Prefeitura de São Sebastião do Paraíso, dando prosseguimento ao projeto de Educação Patrimonial: “Patrimônio, conhecer para preservar”, desenvolvido com os alunos de escolas públicas e particulares do ensino fundamental e médio, desenvolveu a  sua terceira etapa durante os meses de outubro, novembro e dezembro de 2008.
 Foi trabalhado com o ensino fundamental as peculiaridades do surgimento da cidade, desde sua fundação, do elo religioso à formação urbanística. Como complementação, o projeto “Museu Vivo”, desenvolvido paralelamente no Museu Histórico Napoleão Joele, também deu ênfase à história de São Sebastião do Paraíso, trazendo todas as fotos dos ex-prefeitos municipais para exposição temporária.
 Segundo Lucas Cândido de Oliveira, que ministrou as palestras, foram  muito bem relacionados os dois projetos, e os alunos, mostraram grande curiosidade em conhecer os ex-prefeitos, fazendo comparações a respeito das fotos com a personalidade dos mesmos. “E uma outra análise importante foi quanto ao estilo de moda da época, como por exemplo  nas  vestimentas, no cabelo, na barba e no bigode", ressaltou. O desempenho dos alunos e o respectivo interesse foi conceituado como ótimo.
 Com o ensino médio foi enfocado o tema “Educação Patrimonial”, procurando explanar melhor o conceito. Foram desenvolvidas palestras acerca do assunto e, através delas, os alunos desenvolveram uma redação argumentativa-dissertativa. O trabalho foi dirigido ao 3º ano, estando eles em preparação para o vestibular e sendo esta matéria cobrada em todos eles. A avaliação, realizada no mês de janeiro, mostra que o  desempenho dos alunos e o respectivo interesse foi conceituado como bom.
 O projeto de Educação Patrimonial referente ao exercício de 2008 terá sua quarta e última etapa realizada nos meses de janeiro, fevereiro e março, e faz parte do critério ICMS Patrimônio Cultural. Toda documentação relativa às atividades de proteção ao patrimônio cultural do ano anterior será enviada ao IEPHA-MG em abril. O município foi pontuado para o exercício de 2009 com oito pontos. Esta pontuação foi a  máxima, cumprindo todos os requisitos dentro do cronograma apresentado. O projeto é desenvolvido por Ângela Maria Duarte, chefe do departamento de Cultura, e as palestras são ministradas por Lucas Cândido de Oliveira, professor de História.