"Museu Vivo" realiza mostra sobre a Congada e Natal

15/12/2008

foto: Lucas Oliveira O projeto “Museu Vivo”, desenvolvido pelo Departamento Municipal de Cultura de São Sebastião do Paraíso, através do Museu Histórico Napoleão Joele, traz para o mês de dezembro a mostra sobre a Congada e Moçambique e o Natal, tendo como público alvo toda a população paraisense e os visitantes que nesta época do ano visitam a cidade por conta dessas festividades.
 O tema “Congada e Moçambique” é abordado através da exposição de fotos da congada paraisense de anos anteriores e dados históricos de suas respectivas apresentações na cidade. Já o Natal é representado por sua figura máxima, um presépio montado no interior do museu, que tem como objetivo resgatar e valorizar a tradição religiosa, uma vez que foi instituído por São Francisco de Assis no longínquo século XIII, em Greccio, na Itália. Através dele, revivemos o nascimento de Jesus Cristo em Belém, com sua Mãe Maria e José, e a visitação dos Três Reis Magos, com os presentes (ouro, incenso e mirra) ofertados ao recém nascido.
 De acordo com o responsável pela montagem do presépio e pesquisador na área, Lucas Cândido de Oliveira, "é a partir dos Reis Magos que surge a tradição de se presentear as pessoas queridas e consideradas importantes, no período do Natal. Uma tradição forte na sociedade contemporânea, que devemos aos tempos de Jesus, pelos Três Reis Santos,  que muita gente ainda desconhece a origem, porém contribui para que ela continue".
 O Museu Histórico Napoleão Joele, localiza-se anexo à "Casa da Cultura", na Avenida Oliveira Rezende, nº 509, e está aberto para visitas de segunda a sexta-feira das 8h às 11h e das 13h às 17h. Aos sábados, das 13h às 17h.