Congada 2008: Levantamento das bandeiras é dia 8

05/12/2008

A Diretoria Municipal de Educação, Cultura e Esporte de São Sebastião do Paraíso, através do departamento de Cultura, juntamente com a comissão organizadora da Congada 2008, já estão nos preparativos da maior expressão folclórica-religiosa da cidade, que acontece de 26 a 30 de dezembro.
 Neste ano, a festa terá início no próximo dia 8 de dezembro às 16h, dia da Imaculada Conceição (feriado municipal instituído a partir deste ano), na praça comendador José Honório (matriz), o­nde será realizada a cerimônia de levantamento das bandeiras. O  evento, que oficialmente abre as festividades, contará com a participação (obrigatória) de todos os ternos de congo e moçambique, além das presenças do pároco da matriz de São Sebastião, José Hamilton de Castro, dos reis, rainhas e princesas do Congo, dos membros da Associação Paraisense de Defesa do Folclore Brasileiro, Comissão Organizadora 2008 e comunidade em geral.
 No dia 26, às 15h, os ternos de congo e moçambique deverão buscar na igreja de Nossa Senhora do Rosário as imagens dos santos de devoção, levando-as para a igreja matriz de São Sebastião, o­nde ficam durante o período dos desfiles.
 De acordo com a chefe do departamento municipal de Cultura, Ângela Maria Duarte, a programação deste ano está praticamente concluída, faltando apenas alguns ajustes que serão acertados entre Prefeitura, Comissão e ternos no próximo dia 3, às 19h na Casa da Cultura. “A festa continuará com o mesmo molde dos últimos anos. Nos dias de desfile, os ternos continuarão buscando os reis e rainhas nas residências das casas para que as pessoas possam pagar suas promessas. Todas as noites às 18h30 será celebrada a santa missa, na igreja matriz de São Sebastião e os desfiles deverão ter início às 19h30”, disse.
 A apuração das notas das cinco noites será realizada no dia 31, às 10h na TV Sudoeste.