II SECON começa neste domingo com missa especial

14/11/2008

A II SECON – Semana de Estudos da Consciência Negra de São Sebastião do Paraíso começa neste domingo, 16. A abertura oficial será às 8h, com uma missa especial na Igreja Matriz de Nossa Senhora de Sion. A programação prossegue até o dia 23, com exibição de filmes, documentários, vídeos, apresentações de escolas, peça teatral, homenagens, concursos e feijoada.
 Como no ano anterior, os cânticos das missas de abertura e encerramento, as mensagens, a procissão de entrada e o ofertório serão especiais, voltados à temática do movimento negro e suas lutas, conquistas e vitórias. O coral começou os ensaios em outubro e todos os participantes estão afinados para as duas celebrações.
 A missa de encerramento será no dia 22, às 19h, na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Abadia e, logo após a bênção final, tem início um espetáculo teatral solo, “O Navio Negreiro”, da obra de Castro Alves, encenado por Benedito Irivaldo “Vado” de Souza. Em uma hora e quarenta minutos em cena, ele interpreta 16 personagens, que vão desde Chico Rei, Chica da Silva, Martin Luther King até Nelson Mandela, entre outros. A entrada é gratuita.
 Ainda faz parte da programação da II SECON uma homenagem a 20 personalidades negras paraisenses. A cerimônia acontece em 20 de novembro, dia da Consciência Negra e do herói nacional Zumbi de Palmares, a partir das 19h30, no Teatro Municipal Sebastião Furlan.

Integram a Comissão Organizadora do evento Adriano Rosa da Silva, Alexandre Beraldo, Ciro Damião dos Reis Souza, Diego Aparecido Evangelista, Douglas Santos Pereira, Geovany Santos Barbosa, Ilson José Aparecido, José Antônio Nogueira, José Marciano da Silva, Lizete Martins dos Santos, Maria do Carmo Leite, Maria Rita de Mello, Martha Helena Barbosa Pinheiro, Natália Luciana Duarte, Nelson Gadi, Omerinda Bárbara de Souza, Romilda Hilário Santos Gonçalves, Rosana Aparecida Teodoro, Rosângela Teodoro e Walter Martins.