Aluna de Paraíso é finalista em concurso nacional

03/11/2008

A aluna do 8º ano da escola municipal Napoleão Volpe, Géssica Cristina de Carvalho, foi uma das finalistas do concurso de redação “Como preservar o meio ambiente no campo”, promovido em razão do “Dia Nacional do Campo Limpo 2008”, realizado pelo Inpev – Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias. Ao todo foram 18.094 trabalhos inscritos em todo o país, dos quais 32 foram selecionados para a etapa nacional que elegeu 12 finalistas.
 A premiação aconteceu na última semana, na sede da Cooparaíso (Cooperativa Regional dos Cafeeicultores de São Sebastião do Paraíso), juntamente com a realização da feira promovida pela cooperativa – Hora Certa. A aluna, que foi 1º lugar no nível municipal, ganhou um DVD Karaokê e ainda consagrou o 6º lugar no nível nacional, tendo em 1º lugar o aluno Luis Henrique Olhas Gouvêa, de São José do Rio Preto/SP; em 2º lugar Joice Furlani de Itarana/ES e, em 3º lugar Maykelly Daguetti, de Lucas do Rio Verde/MT. Os três receberam um iPod Touch 8GB, uma filmadora digital e uma câmera digital 6megapixels, respectivamente.
 Segundo a professora orientadora da escola Napoleão Volpe, Marília de Souza Neves, tais concursos são extremamente importantes para o desenvolvimento da escrita dos alunos, além de ofertar-lhes orientações necessárias para a consciência ambiental e uma postura reflexiva perante o lugar o­nde vivem.
 O “Concurso Campo Limpo de Redação”, tem como objetivo levar os seus participantes à reflexão, conscientização e participação em atividades relacionadas à proteção do meio ambiente, especialmente no que diz respeito à destinação final de embalagens vazias de defensivos agrícolas.
 Na fase local/regional, as redações foram selecionadas através da Apacass – Central de Recebimento de Embalagens Vazias de Agrotóxicos, com sede em Paraíso.
 Confira a redação da aluna Géssica Cristina de Carvalho:

Consciência é a solução

Para não perder a viagem
É melhor que faça a tríplice lavagem
Agrotóxico em exagero
É perigo pra você, companheiro!

As embalagens não contaminadas
Podem ser recicladas
Perfurando o seu fundo
É melhor pra todo mundo