Xadrez paraisense é octacampeão dos Jimi

30/10/2008

foto: Flavio H. Silva São Sebastião do Paraíso conquistou no dia 12 de outubro, o octacampeonato de xadrez nos Jimi – Jogos do Interior de Minas Gerais – disputado em Ipatinga, cidade do Vale do Aço. Estavam presentes as 16 melhores equipes do interior do Estado que disputaram, de 10 a 12, o título de campeão da modalidade.
 Comandados pelo mestre Gérson Peres Batista, a equipe paraisense, com muito respeito aos adversários, deu praticamente um “passeio” na maioria das rodadas que participou.
 Na primeira rodada, contra a equipe de Passos, o resultado foi um arrasador 6 a 0. Contra Contagem, mais uma vitória, desta vez por 4,5 a 1,5. Com Vespasiano, uma das favoritas da competição, o resultado também foi favorável; 4 a 2. Em uma rodada muito disputada e que valia a liderança da competição, Paraíso perdeu para a equipe de Betim, por 2,5 a 3,5, mesmo assim, devido aos outros resultados, abriu uma vantagem de 1,5 para a sexta e última rodadas, o­nde enfrentou Uberaba, terminando com 3,5 a 2,5, garantindo o título e o octacampeonato para a cidade.
 Na última rodada, marcada para acontecer no período da manhã do dia 12, uma decisão da Comissão Técnica dos jogos pegou diversas equipes de surpresa. Por  não obedecerem ao art.68 do regulamento geral dos jogos que obriga a participação dos atletas devidamente uniformizados, as delegações de Araguari, Betim, Conselheiro Lafaiete, Ipatinga (naipe masculino e feminino), Itabira (apenas no naipe masculino), Nova Rezende, Ouro Preto, e Vespasiano, foram eliminadas da competição, o que gerou  um certo desconforto e revolta por parte dos dirigentes das cidades desclassificadas, pois algumas brigavam pelas primeiras posições.
 Para o capitão da equipe de Paraíso, Gérson Peres, isso não atrapalhou na disputa nem no objetivo dos paraisenses, pois a cidade mantinha 1,5 de frente e jogou todas as rodadas devidamente uniformizada, conforme prevê o regulamento. “Conquistamos mais um título para Paraíso, o que mostra que nossa força no xadrez continua, juntamente com o respeito que as demais delegações têm por nossos enxadristas. Foi uma pena o que ocorreu com as cidades que foram eliminadas, mas, decisão de Comissão cumpre-se, se estavam irregulares, foram julgados e penalizados. Quanto a gente, isso em nada atrapalhou, pois, pautamos por rodadas limpas e pontos conquistados no tabuleiro. Paraíso é  mais uma vez campeão do Jimi”, declarou.
 Ainda compuseram a equipe, os enxadristas: Carlos Henrique Fonseca Leite, Erlon César Braghini, Jair Vicente Domingues, Jeovane Cascais Santos, João Paulo Cassimiro Marques e Tárcio Braghini Leão (técnico). A equipe teve todo o apoio da Prefeitura de São Sebastião do Paraíso que, através da Gerência de Esporte e Lazer, providenciou transporte, alojamento e alimentação para os atletas.