Projeto de artes vira referência em escola

17/10/2008

O projeto “Musicarte: música e artes alavancando a aprendizagem”, desenvolvido pela professora de artes, Cinara Soares Caetano Vanoni, da Escola Municipal Professora Maria de Lourdes Dizaró (Caic) em São Sebastião do Paraíso, está realizando uma revolução artística com os alunos do 1º ao 5º ano e também da educação infantil. Engajados em projetos que trabalham todas as manifestações artísticas, as crianças tem realizado várias apresentações, arrancando aplausos de quem os assiste.
 No projeto, os alunos são envolvidos na música, dança, artes visuais e teatro, sendo que este último tem a produção das peças pelos próprios educandos sob a orientação da professora.
 O trabalho já realizou várias apresentações que foram divididas em etapas, como: 1ª – Apresentação do mundo do circo; 2ª – Peça sobre Monteiro Lobato; 3ª – Casamento caipira; 4ª – Música folclórica: o­ntem, hoje e sempre; 5ª – Participação na Semana da Consciência Negra (que ainda será apresentado); 6ª – Musical mundo da criança, este, ocorrido no dia 1º de outubro, nas dependências do Clube Seniors, com a participação de pais e funcionários da escola.
 Conforme explica a professora Cinara, o evento teve como objetivo mostrar e interagir pais e alunos em torno de um resgate das brincadeiras e canções folclóricas. Depois das atividades, todos foram convidados para uma confraternização. “Este é um trabalho interdisciplinar que não seria possível sem o apoio da equipe da escola, pois, o resultado só acontece quando se trabalha em equipe”, destacou a professora.
 O horário das oficinas de artes acontecem sempre no horário oposto ao da escola, o que faz com que os alunos passem o seu período normal estudando e o outro praticando nas diversas modalidades de expressão artística.

fotos: Cinara Vanoni