Obra e vida de “Portinari” continuam vivas na E.M. Napoleão Volpe

06/10/2008

O projeto “Portinari – A arte do artista”, desenvolvido pela Escola Municipal Napoleão Volpe, localizada na zona rural de São Sebastião do Paraíso, e voltado aos alunos do 7º ano, está fazendo quatro anos com um trabalho que possibilita uma visão ampla sobre o conceito de arte, oferecendo aos estudantes melhores condições de manter contato com as diversas expressões artísticas existentes.
 Elaborado em 2004, o projeto, durante esse período, realizou diversas atividades e, dessa forma, metodologias diferentes atendendo aos anseios dos alunos que, curiosos, participam com entusiasmo.
 De acordo com a professora de Língua Portuguesa e uma das idealizadoras do projeto, Marília de Souza Neves, o trabalho já virou tradição na escola, fazendo com que os alunos conheçam a biografia do pintor Cândido Portinari. “Os discentes analisam suas obras, integrando-se na construção da própria identidade e percebendo a importância das manifestações artísticas para sua inserção e participação na sociedade, através do desenvolvimento de suas múltiplas linguagens”, disse.
 Já para a professora de Matemática, Cristiane Aparecida da Silva, as atividades motivam os estudantes para uma aprendizagem significativa. “Eles estabelecem uma conexão entre a matemática e as demais disciplinas e ainda fazem relação entre sua utilidade na escola e na vida cotidiana, o que é comprovado nos resultados positivos obtidos”, destacou.
 Em 2008, o projeto foi realizado nos meses de julho a setembro, tendo seu encerramento no dia 23 de setembro, com a exposição de um painel contendo trabalhos feitos pelos alunos, seguida de uma animada gincana intitulada “Responde ou Pinta”, a qual sintetizou todos os conceitos trabalhados por meio de análise, leitura, estudo sobre a origem das pipas com realização de um concurso, excursão a Brodowski (cidade natal do pintor) e a Batatais (cidade vizinha que possui obras do artista), ambas no nordeste do estado de São Paulo, músicas e confecção de mosaicos.