Paraíso conquista dois vice no Pan Escolar de Xadrez

06/10/2008

Durante os dias 26, 27 e 28, os olhares dos enxadristas das Américas estiveram voltados para São Sebastião do Paraíso, o­nde foram realizadas as disputas do II Panamericano Escolar de Xadrez. O evento, que reuniu cerca de 200 atletas de toda a parte do Brasil e de países como Barbados, Bolívia, Colômbia, Peru e Venezuela, mostrou mais uma vez a força do esporte, dentro e fora do país, principalmente em Paraíso, que ofereceu uma estrutura de primeira para receber os competidores e familiares.
 O Panamericano não foi apenas um evento de disputa. Mestres de diversas partes vieram até a cidade para ministrar palestras sobre suas experiências dentro do esporte, inclusive com a presença do presidente da Fide América (Federação Internacional de Xadrez), o mexicano Jorge Vega.
 Segundo Gérson Peres Batista, mestre de xadrez e um dos organizadores do evento, o campeonato transcorreu da melhor maneira possível e Paraíso conseguiu mais uma vez receber seus visitantes da melhor maneira possível. “Precisamos lembrar que um campeonato como esse não é feito apenas dos jogadores. Por ter categorias infantis, muitos atletas viajam com suas famílias, fazendo com que o número de pessoas que venham para os locais de competição seja praticamente o triplo dos que se inscrevem para competir”, disse.
 Paraíso conquistou dois vice-campeonatos. Na categoria sub-17 masculino, Evandro Amorim Barbosa ficou com o 2º lugar. Já no sub-19 feminino, quem levou o vice foi a enxadrista Camila Marques de Pádua. O menino prodígio da cidade, João Paulo Cassimiro Marques, não pôde participar da competição, pois estava nas Olimpíadas Escolares realizadas em Poços de Caldas/MG, o­nde conquistou o 3º lugar, enfrentando com maestria e competência adversários de várias partes do país.
 O evento contou com o apoio da Prefeitura Municipal através da Gerência de Esporte e Lazer e do Ouro Verde Tênis Clube, que cedeu suas instalações.

Confira o resultado final do II Panamericano Escolar de Xadrez.

Sub-7 masculino:
1º Jorian Jored Acosta Cubides (Colômbia)
2º Juan Esteban Perez (Colômbia)
3º João Vitor Baptista Moreira (Brasil)

Sub-9 masculino e feminino:
1º Willian Kenji Okada (Brasil) e Valentina Fiesco – (Colômbia)
2º Luiz Henrique da Silva Costa (Brasil) e Katherine Lemos Vescovi (Brasil)
3º Paulo Vicente Berti Neto (Brasil) e Beatriz S. Burached – (Brasil)

Sub-11 masculino e feminino:
1º Joshua Ruiz (Colômbia) e Lila Angélica Romero (Brasil)
2º Arthur Gontijo Chiari (Brasil) e Ana Cláudia de Oliveira Oba (Brasil)
3º Juãn Pablo Lozada Mercado (Bolívia) e Gabriela Orlando Faria – (Brasil)

Sub-13 masculino e feminino:
1º Martin Martinez (Colômbia) e Fernanda dos Santos Rodrigues (Brasil)
2º Daniel  Teidi Awoki (Brasil) e Artemis Pâmela Guimarães Soares Cruz (Brasil)
3º José Lucas Aurelli Abdalla (Brasil) e Rita de Cássia Prazeres (Brasil)

Sub-15 masculino e feminino:
1º Bruno Morado Rodrigues (Brasil) e Daphne Tofano Jardim (Brasil)
2º Heitor de Almeida (Brasil) e Agnes Sofia Guimarães Cruz (Brasil)
3º Eduardo de Oliveira Narvaez (Brasil) e Ivonne Gigliola Fiesco (Brasil)

Sub-17 masculino e feminino:
1º Renny Afonso Roldán Churi (Venezuela) e Ana Vitória de Paula Roth (Brasil)
2º Evandro Amorim Barbosa (Brasil/S.S. Paraíso) e Leonela Karina Gutiérrez Salazar (Venezuela)
3º Renato Rodrigues Quintiliano Pinto (Brasil) e Érica Sayuri Asato (Brasil)

Sub-19 masculino e feminino:
1º  Renan Alves Brandão (Brasil) e Astrid Carolina Vasquez Alcala (Venezuela)
2º  Pedro Henrique Martins de Moraes (Brasil) e Camila Marques de Pádua (Brasil/S.S. Paraíso)
3º  Lucas Crespo De Oliveira (Brasil) e Junia Laura de Andrade (Brasil).

Resultado completo e fotos do evento acesse: www.clubedexadrez.com.br.