Paraíso realiza 3º mutirão de catarata em 2008

06/10/2008

A Diretoria de Saúde e Ação Social da Prefeitura de São Sebastião do Paraíso, em parceria com o Hospital da Santa Casa do município, e governos estadual e federal, disponibilizaram a realização de mais 100 cirurgias eletivas de catarata, através de mutirão.
 A exemplo do que aconteceu no primeiro e segundo mutirão, em janeiro e fevereiro respectivamente, o­nde mais de 130 pessoas foram operadas, nesta terceira etapa, ocorrida nos dias 20 e 21 de setembro, mais 100 pessoas também puderam realizar a cirurgia de catarata a laser.
 De acordo com Marcos Rogério de Paula Oliveira, diretor de Saúde e Ação Social, essa é uma ação conjunta das três esferas: federal, estadual e municipal.“Por ser considerada cirurgia eletiva, ou seja, que não é de urgência, elas são realizadas através do Consórcio Intermunicipal de Saúde com o apoio da Santa Casa. Com o encaminhamento em mãos, o paciente passa pela assistente social e assim que é marcada a data da cirurgia, começa o  processo de exames pré-operatórios”, explica o diretor.
 Alguns pacientes estão na fila há menos de um ano, como é o caso de Maria Aparecida Rocha, 85 anos. Segundo a paciente, ao saber da necessidade da cirurgia, ela procurou fazer toda a parte burocrática, entrou na fila e, em menos de ano, foi chamada para fazer os exames pré-operatórios e, depois de uma semana, realizou a cirurgia do olho direito. “Foi bacana, ardeu um pouquinho, mas já estou enxergando melhor”, relata Maria Aparecida, 30 minutos após ter realizado a cirurgia.
 Os pacientes são orientados a levarem um acompanhante e estes ficam responsáveis por aplicarem o colírio e assistirem os pacientes durante a recuperação.
 Já Maria Aparecida de Oliveira, de 75 anos, disse que antes da cirurgia estava um pouco ansiosa “mas me atenderam muito bem, o pessoal é muito bom. No começo ardeu, bem tolerável. Deu uma manchinha, mas agora clareou bastante. Mesmo eu sendo diabética, correu tudo bem, graças a Deus”, explica Maria que esperou apenas três meses na fila.
 O resultado da cirurgia foi tão positivo que nesta terceira etapa, Luiz Alberto Bocalon, teve a oportunidade de operar o segundo olho. “Fiz a primeira cirurgia em janeiro deste ano. Assim que saí da sala, vi que já tinha recuperado 30% da visão. Hoje, estou 100% melhor e com dois graus a menos. Agora neste segundo olho, a cirurgia foi muito melhor, mais rápida e menos dolorosa ainda, só está arranhando um pouquinho mas a visão também está melhor”, relata o paciente que esperou por aproximadamente um ano para operar o primeiro olho e mais sete meses para operar o segundo.
 O médico responsável pelas cirurgias é o oftalmologista Eduardo Espósito Faria, com apoio de médicos de Ribeirão Preto/SP. Como nas etapas anteriores, o aparelho para realização das cirurgias de catarata a laser, vem de Ribeirão e passa o fim de semana em Paraíso. “Por isso que o mutirão acontece nesses moldes, de fim de semana, dias em que a Santa Casa disponibiliza o centro cirúrgico”, explicou Marcos Rogério.
 A previsão era que 60 pessoas fossem operadas no sábado e 40 no domingo. Ao saírem do centro cirúrgico, os pacientes levam o CD da cirurgia em mãos e  aguardam alguns minutos sentados. Logo após, um médico da equipe solicita a presença do acompanhante para orientá-lo quanto aos cuidados que o operado tem que ter, como evitar muita luz, não dormir sobre o olho operado e levá-lo ao retorno, que aconteceu na segunda-feira, no Ambulatório Municipal.
 Apesar destas 100 cirurgias, totalizando mais de 230 realizadas até setembro de 2008, já existe uma fila de espera de 15 pessoas. Ainda não há previsão para um próximo mutirão.

Saiba mais sobre a catarata  —  Em uma definição simples, catarata é um “embaçamento” do cristalino de seu olho. O cristalino, localizado exatamente atrás da íris, ou a parte colorida de seus olhos, funciona como a lente de uma câmera. Ele recebe as imagens, e, daí, focaliza a luz, as cores e as formas sobre a retina – o transmissor localizado no fundo do seu olho, que envia as imagens para o cérebro.
 O cristalino humano, pode se tornar embaçado — a ponto que a luz e as imagens não conseguem atingir a retina —. Ferimentos no olho, algumas doenças, ou até mesmo alguns medicamentos podem causar esse embaçamento. Mas, em mais de 90% dos casos, o embaçamento é causado pelo processo natural de envelhecimento do cristalino.
 A catarata pode ser a razão pela qual as imagens nítidas se tornam borradas, ou pela qual sentimos mais dificuldade em enxergar à noite. Também pode ser por esse motivo que os óculos ou lentes de contato que costumavam ajudá-lo na leitura, ou na realização de tarefas simples, parecem não ter mais utilidade.