Assistente Social de Paraíso participa de conferência mundial

29/09/2008

A assistente social Eliosilda Xavier Vieira Castro, mais conhecida como  Lili Castro, funcionária do Pronto Atendimento Municipal, participou da 19º Conferência Mundial de Serviço Social, realizada na cidade de Salvador, Bahia, entre os dias 16 a 19 de agosto.
 A conferência mundial teve como tema “O desafio de concretizar direitos numa sociedade globalizada e desigual” e reuniu mais de 3.200 pessoas vindo de 40 países além dos 27 estados brasileiros.
 De acordo com a assistente social Eliosilda, foi um momento em que a conjuntura mundial requereu respostas contundentes, emanadas da construção coletiva, que revertam as desigualdades entre países, classes e segmentos sociais. Além disso fomentou reflexões, discussões, conectando as experiências do serviço social presente nos quatro cantos do mundo, nas mais distintas áreas de atuação, reflete Lili.
 Outro destaque da assistente social é para as amizades e a troca de informações “pós” conferência. “Conheci gente do mundo inteiro, principalmente dos países de língua portuguesa. O melhor de tudo isso é que trocamos e-mails e já recebi e enviei vários. Já recebi convite para ir até à África. Quem sabe apareço por lá, não?”, brinca a assistente.
 Além do grande  público, estiveram presentes na conferência, o Ministro do Desenvolvimento Social e Combate a Fome, Patrus Ananias, o Governador do Estado da Bahia, Jaques Wagner Gouveia, além dos professores Ellen Wood (Canadá), Marilda Iamamoto, Vicente Faleiros, José Paulo Neto, entre outros.
 A conferência teve diversas palestras em línguas estrangeiras e os participantes puderam contar com  o aparelho de tradução simultânea. Todos  os presentes receberam diploma de participação perfazendo um total de 30 horas e, no fim do evento, um grandioso show com a banda Olodum.
 A próxima conferência mundial será no ano de 2010 em Hong Kong, Japão.
 Confira os temas abordados na conferência:
 “O Serviço Social e a Luta por Trabalho, Direito e Democracia no Mundo Globalizado” – Vishanthie Sew Paul (África do Sul) e Ivanete Salete Boscheti (Brasil, que inclusive foram aplaudidas de pé;
 “O Trabalho do Assistente Social no Contexto Internacional de Pobreza e Desigualdade Social” – David Jones (Inglaterra); Charles N. Mbugua (Nairobi); Michael S. Cronin (USA); Verônica N. Marsman (Canadá) e Laura Elizabete Acotho (Argentina);
 “Conflitos Globais e a Violação dos Direitos Humanos – A Ação do Serviço Social”. Elis Envall (Suécia); Evelyn Balais-Serrano (Filipinas); Maria Lúcia Silva Barroco (Brasil);
 “Economia Global Destrutiva e Ameças ao Meio Ambiente – Efeitos para os povos indígenas e os desafios para o serviço social” – Valério Arcary (Brasil) Joaquim Barata Teixeira(Brasil);
 “Mesa Redonda sobre a Agenda do Serviço Social para a próxima década: Perspectivas teórico-metodológica para exercício profissional” – Elvira Craig da Silva (USA) e Marilda Villela Iamamoto (Brasil).