Paraíso realiza edição do Panamericano de Xadrez

24/09/2008

foto: Arquivo ASSCOM São Sebastião do Paraíso, conhecida como capital mineira do xadrez, realiza nos próximos dias 26, 27 e 28 de setembro, a 2ª edição do Panamericano Escolar de Xadrez, que reunirá cerca de 400 atletas de todo o Brasil e de países americanos como Barbados, Bolívia, Colômbia, Peru e Venezuela. O evento acontece nas dependências do Ouro Verde Tênis Clube e é uma promoção da Confederação Brasileira de Xadrez (CBX), realização da Federação Internacional de Xadrez (Fide) e apoio da Prefeitura Municipal, através da Gerência de Esporte e Lazer.
 O campeonato reunirá competidores de categorias que vão de sub-7 a sub-19, sendo que as categorias de U-17 e U-19, permitirão alunos de cursos pré-vestibulares e de faculdades. O objetivo do Pan Escolar é apontar os campeões Panamericanos de Xadrez Escolar, bem como apurar a melhor escola Panamericana de Xadrez Escolar.
 Terão direito a troféu os três primeiros colocados de cada categoria e também para as cinco melhores escolas na classificação geral. Classificados do 4º ao 15º lugar terão direito a medalhas; por categoria.
 Paralelamente ao evento, serão proferidas palestras com renomes do xadrez internacional, como: Uvencio Blanco (Venezuela), Presidente da Comissão de Xadrez nas Escolas da Federação Internacional de Xadrez (Fide); Professor Charles Moura Netto, criador do Promochess, projeto premiado pelo Governo do Espírito Santo e Professor Julio Lapertosa, reconhecido com diploma pela Federação Internacional de Xadrez pelo trabalho com crianças.
 O evento contará ainda com a presença do Presidente da Federação Internacional de Xadrez para as Américas, Jorge Vegas, que chegará no sábado especialmente para acompanhar o torneio.
 Segundo Gérson Peres Batista, mestre de xadrez e grande incentivador do esporte em Paraíso, a conquista da realização dessa etapa na cidade se dá pelo brilhante trabalho realizado com o xadrez ao longo dos anos. Projetos como o “Xadrez nas Escolas”, criado em 1994, e realização de campeonatos a nível estadual e nacional “pesaram” na decisão da CBX e Fide na escolha do local das competições, além da estrutura física oferecida pelo Ouro Verde, que é uma das melhores para a prática do xadrez.
 Paraíso participa da competição com 10 enxadristas e chances reais de boas posições no pódio. Confira a programação completa dos jogos:

dia 26 de setembro (sexta-feira):
15 horas: Abertura e Congresso Técnico
16 horas: 1º Rodada
20:00 horas: 2º Rodada

dia 27 de setembro (sábado):
 10 horas: 3º Rodada
 14 horas: 4º Rodada
 17:30 horas: 5º Rodada

dia 28 de setembro (domingo):
 10 horas : 6º Rodada
 Premiação logo após o encerramento das rodadas.

Interessados em acompanhar as rodadas poderão ir ao local de competição nos horários acima descritos; a entrada é gratuita. Outras informações sobre a programação e seminários paralelos ao evento, poderão ser obtidas no site: www.clubedexadrez.com.br.