CMEI Vinício Scarano encerra projeto de literatura

19/09/2008

Teve encerramento no dia 4 de setembro, o projeto “Viagem ao Mundo dos Livros”, desenvolvido pelo Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI), Vinício Scarano, localizado no bairro Jardim das Paineiras, sob a coordenação da professora Priscila Duarte Silva Cunha. O trabalho surgiu de uma indagação dos próprios alunos que queriam saber de o­nde vinham os livros. Com isso, 26 crianças foram envolvidas no projeto que despertou em cada uma o gosto pela literatura.
 Foram desenvolvidas diversas atividades, elaboradas em seqüência, conforme a necessidade da turma. As crianças despertaram o gosto por ouvir, recontar e criar estórias, montando suas caixas e indo contá-las para outras pessoas, como foi no caso do  Asilo São Vicente de Paulo, Fundação Gedor Silveira, nos Centros Municipais de Educação Infantil e na Diretoria Municipal de Educação, o­nde fizeram uma apresentação especial.
 O encerramento do projeto aconteceu na sede do próprio CMEI, o­nde foram apresentadas à comunidade as histórias, as fotos de tudo que aconteceu durante o desenvolvimento do projeto e um teatro escrito pelas próprias crianças. Segundo a professora responsável pelos trabalhos, este projeto foi uma semente lançada e os frutos ficarão para a vida toda, pois quando o gosto pela leitura é despertado ele dura para sempre.
 Os personagens, cenários e as formas de contar os contos, foram todos desenvolvidos pelos alunos envolvidos no programa que ainda visitaram uma gráfica e editora na cidade, para conhecer como são feitos os livros.