Projeto “Saúde e Prevenção nas Escolas” prossegue em Paraíso

19/09/2008

Uma parceria entre o Ambulatório de Infectologia e as escolas de ensino fundamental e médio de São Sebastião do Paraíso tem orientado vários adolescentes, entre 10 e 20 anos,  sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) e principalmente sobre Aids. Trata-se do projeto “Saúde e Prevenção nas Escolas”, desenvolvido pelo Ministério da Saúde e da Educação, sendo que desde 2005, o município conta com suas atividades.
 As atividades são compostas por palestras, orientações, tira-dúvidas e distribuição gratuita de preservativos para os alunos que freqüentam o ensino fundamental e médio, das escolas municipais e estaduais de Paraíso. A finalidade do projeto é incentivar o desenvolvimento de políticas voltadas para a promoção da saúde sexual e saúde reprodutiva, com redução da incidência das doenças sexualmente transmissíveis e da infecção pelo HIV na população jovem.
 De acordo com a coordenadora do Ambulatório de Infectologia, Patrícia  Cristina  de Paula, é muito importante essa integração “saúde-escola” pois estudos indicam que em geral a iniciação sexual dos jovens ocorre entre 14 e 16 anos, “por isso as escolas têm papel importantíssimo na prevenção da Aids e outras DSTs” salienta Patrícia.
 A coordenadora ainda salienta que o intuito não é o início da atividade sexual precoce, “mas sim que essa seja feita na hora certa e com muita responsabilidade, pois atualmente a troca de parceiros está cada vez maior e somente com proteção, orientação e muita responsabilidade é que podemos evitar as DSTs”.
 A equipe multiprofissional do Ambulatório de Infectologia que hoje desenvolve o projeto “Saúde e Prevenção nas Escolas” é composta por médicos, enfermeiras, técnicas de enfermagem, psicóloga e terapeuta ocupacional. Além de atenderem a toda população de Paraíso e região, também realizam as atividades nas escolas do município.
 Em 2007 aproximadamente 1.000 alunos participaram deste projeto sendo que. de janeiro a julho de 2008. mais 480 alunos também foram orientados. Os interessados em convidar a equipe do Ambulatório de Infectologia para fazer palestras, tanto em escolas como em empresas, devem procurar a sede do serviço localizada à rua Lígia Amaral, nº 115. Vila Santa Maria; ou também pelo telefone 3539-1055.