Página inicial

Notícias Navegar com Ícones

Aguarde, carregando...

Acesso a informação   Ouvidoria   Carta de Serviços ao Cidadão
    Alto Contraste  Instagram   Facebook
Ouvidoria Municipal


Vacinação contra rubéola chega na fase final

11/09/2008

 O encerramento da mega campanha de vacinação contra a rubéola está previsto em todo o Brasil, para esta sexta-feira, 12. A campanha, que teve inicio em 9 de agosto, tem o objetivo de vacinar 69.700.329 pessoas em todo o país, sendo que a meta para o município de São Sebastião do Paraíso é de 29.932 pessoas. O público alvo da campanha são as pessoas de 20 a 39 anos na maioria dos estados brasileiros sendo que nos estados do Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Rio Grande do Norte  a idade é de 12 a 39 anos.
 De acordo com o Ministério da Saúde, o caráter da campanha de vacinação é de realizar a eliminação da circulação do vírus da rubéola no país, por isso a mesma deverá ser realizada de forma indiscriminada para a população alvo. Existem muitas doenças com manifestações idênticas à rubéola. A vacina é muito segura e a pessoa vacinada sempre terá um benefício: se não estiver protegida ficará imunizada e se já está protegida, reforçará seu nível de imunidade, tanto para rubéola como para sarampo.
 Segundo a coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Paraíso, Geisa Quirino de Moraes, várias estratégias estão sendo feitas para atingir a meta de 100%, ou seja, de 29.932 pessoas. “Temos vacinadoras quase que 24 horas por dia na rua. Estamos visitando os barzinhos no período noturno, disponibilizando postos de vacinação em supermercados e em locais de grande movimento, principalmente aos finais de semana. Além disso,  das 4 às 6 horas da manha, os vacinadores percorrem os pontos de ônibus para imunizar os trabalhadores rurais”, esclarece Geisa.
 Foi feita também uma parceria com as Unidades de Saúde da Família, USFs, e todas as equipes estão empenhadas e realizando a busca ativa, ou seja, passam de casa em casa, orientando e  também vacinando. Quem se recusa a tomar a vacina, deve assinar um termo de responsabilidade.
 Geisa ainda alega que o não cumprimento da meta trará “punições” ao município, como diminuição de verbas para o setor da Vigilância Epidemiológica e comenta: “todo cidadão tem que se conscientizar que a vacina é um direito dele. Há estudos científicos comprovando a sua eficácia. Além do mais, o governo a oferece gratuitamente, pensando no bem da população e na erradicação dessa doença que causa muitos males à população, principalmente às gestantes”.
 Os dados da Vigilância demonstram que nesta quinta e última semana de campanha, Paraíso já atingiu 75% da meta. Por isso as vacinadoras estarão trabalhando a todo vapor e em todos os lugares possíveis, o­nde haja grande aglomeração de pessoas. Um exemplo disso foi a aplicação da vacina na abertura dos Jogos Jojuninho, nesta quarta-feira, 10, na Praça de Esportes Monsenhor Mancini, o­nde haverá aproximadamente 700 adolescentes na faixa etária de 13 a 17 anos, de 27 cidades de Minas Gerais.
 Quem ainda não se vacinou tem até esta sexta-feira, 12 para procurar os postos de vacinação do município. Vamos ajudar o Brasil a fica livre da rubéola.