Comissão discute II Semana da Consciência Negra

09/09/2008

foto Arquivo: feijoada da I SECON em 2007 Concurso “Beleza Negra Paraisense”, feijoada e samba no pé, palestras, exibição de filmes/documentários, homenagens a personalidades negras, apresentação musical e de escolas, evento de rap/hip hop e missa especial de abertura e encerramento farão parte da II Secon – Semana de Estudos da Consciência Negra em São Sebastião do Paraíso, programada de 16 a 23 de novembro deste ano.
 Os membros da comissão organizadora realizaram na quarta-feira, 27, a terceira reunião para discutir detalhes do evento que atende à lei municipal nº 3.264, de 29 dezembro de 2005. Ela instituiu a Semana de Estudos da Consciência Negra em Paraíso.
 Entre as novidades apresentadas para 2008 está a realização do concurso “Beleza Negra Paraisense” e o aumento de 12 para 20 no número de homenageados – a maioria já definidos pela comissão através de sugestão e votação. “Algumas pessoas agradeceram a indicação, mas não aceitaram ser homenageadas, por isso, faremos contato com outros nomes que ficaram na lista suplente, aguardando por uma resposta”, explica Adriano Rosa, membro da organização.
 Na reunião de quarta-feira ficou definido que a Diretoria de Educação, Cultura e Esporte da Prefeitura levará a proposta da II Secon às escolas da rede municipal para ver de que forma elas podem participar do evento, bem como as escolas estaduais por meio da 35ª Superintendência Regional de Ensino. “Ano passado houve uma divisão, o­nde os alunos das municipais dedicaram-se ao tema do dia do folclore – comemorado em 22 de agosto –, e os alunos das estaduais ficaram com a consciência negra, mas poucas escolas participaram por ser semana de provas e, duas que haviam confirmado participação, desistiram dias antes do evento”, conta Adriano.
 A comissão espera que a adesão seja maior com a abertura deste leque, o­nde todas as escolas poderão participar, bem como mais presença de público aos eventos, principalmente nas palestras e filmes. “Devemos ressaltar que a semana é de 'estudos' da consciência negra para debater o tema, propor idéias e diminuir a discriminação que ainda existe, inclusive em Paraíso, porém, muitas pessoas não ligam muito para este lado e preferem mais a parte das festas”, salienta Adriano.
 A próxima reunião da II Secon acontece nesta terça-feira, 9 de setembro, às 19h, na Prefeitura. Entre os assuntos em pauta está a discussão de um estatuto para a formação de uma associação educativa-cultural ligada ao movimento negro local, além da definição dos nomes de todos os homenageados neste ano.