"Pátria" é tema de projeto cultural em setembro

04/09/2008

O projeto “Museu Vivo”, desenvolvido pelo Departamento Municipal de Cultura de São Sebastião do Paraíso, como todos os meses, irá apresentar uma programação especial para o mês de setembro, o­nde comemoramos a Independência do Brasil. O Museu Histórico Municipal "Napoleão Joele", anexo à "Casa da Cultura", tem como público alvo os estudantes das escolas públicas e particulares e a população paraisense em geral.
 O tema "Semana da Pátria" é abordado através da exposição de fotos dos desfiles cívicos e mapas do Brasil, representando as regiões, os estados, capitais, cidades e o clima. Para compreender o verdadeiro significado histórico da Independência do Brasil, levaremos em consideração duas importantes questões: em primeiro lugar, entender que o 7 de setembro de 1822 não foi um ato isolado do príncipe D. Pedro, e sim um acontecimento que integra o processo de crise do antigo sistema Colonial, iniciado com as revoltas de emancipação no final do século XVIII.
 Ainda é muito comum a memória do estudante associar a independência do Brasil ao quadro de Pedro Américo, "O Grito do Ipiranga", que personifica o acontecimento na figura de D. Pedro. Em segundo lugar, perceber que a independência do Brasil, restringiu-se à esfera política, não alterando em nada a realidade sócio-econômica, que se manteve com as mesmas características do período colonial.
 Paralelo ao desenvolvimento deste novo projeto, a equipe do departamento de Cultura prossegue com os trabalhos do Projeto de Educação Patrimonial, recebendo os alunos das escolas do município e levando-os a um "passeio pelo passado", através da visita monitorada ao Museu, em que conhecem objetos usados em outras épocas, podendo vislumbrar o cotidiano e costumes passados, e compreender o processo evolutivo material através dos tempos.
 O Museu Municipal está aberto para visitas de segunda à sexta-feira, das 8h às 11h e das 13h às 17h horas. Aos sábados o horário é das 13h às 17h.

foto: Lucas Oliveira