
Notícias | + Listar todas
Mutirão realiza mais 447 castrações em Paraíso
02/07/2025
A Prefeitura de São Sebastião do Paraíso, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Controle de Zoonoses promoveu de 25 a 30 de junho mais uma etapa do programa municipal de castração gratuita. Ao todo, 447 animais, foram esterilizados, sendo 228 gatos e 219 cães.
A castração é uma das formas mais eficazes de controlar a população de animais domésticos, contribuindo para a redução de casos de abandono, maus-tratos, acidentes e da transmissão de zoonoses, doenças que podem ser transmitidas de animais para seres humanos.
Desde 2021, milhares de procedimentos já foram realizados no município. A expectativa da administração é que, até o fim de 2025, esse número ultrapasse a marca de 10 mil castrações. Atualmente, o serviço é oferecido em duas frentes: por meio de uma clínica veterinária conveniada e pelos mutirões com o castramóvel, que percorre diferentes regiões da cidade.
A participação da população é fundamental para o sucesso do programa. Tutores interessados em castrar seus cães ou gatos devem se inscrever pelo site oficial da Prefeitura e aguardar o agendamento da cirurgia.
A equipe responsável, no entanto, reforça a importância do comparecimento na data marcada. Em algumas ocasiões, o número de faltas tem sido elevado, o que compromete o aproveitamento das vagas e reduz o total de castrações possíveis. Mais informações e esclarecimentos podem ser obtidos pelos canais oficiais de comunicação da Prefeitura.