Notícias | + Listar todas
Paraíso ganha nova sala de audiometria
28/08/2026
A Prefeitura de São Sebastião do Paraíso está ampliando a estrutura de atendimento à saúde auditiva no município com a implantação de uma nova sala de audiometria. O espaço integra as ações desenvolvidas pela equipe multiprofissional da Atenção Primária e contará com equipamentos destinados à realização de exames que auxiliam na identificação e no diagnóstico de possíveis alterações auditivas, com atenção especial às crianças na primeira infância.
A iniciativa está vinculada ao Programa Miguilim e conta com recurso estadual. De acordo com a coordenadora da EMAP, Flaviana Vilela Diogo Medeiros, a sala representa a chegada de um novo serviço para fortalecer a assistência oferecida à população. "Estamos prestes a iniciar um novo trabalho para o município, que é a sala de audiometria. É um trabalho vinculado a um recurso estadual, por meio do Programa Miguilim, que vem contribuir para o rastreio das questões auditivas, principalmente junto à Educação e às crianças de zero a quatro anos", explica. Segundo ela, a estrutura também contribuirá para a saúde auditiva do município e da microrregião.
Entre os procedimentos que serão disponibilizados estão exames de audiometria e imitanciometria, além do uso de equipamento para realização de emissões otoacústicas. A fonoaudióloga da EMAP Anna Carolina Vieira Lopes Ozelin explica que a nova estrutura permitirá ampliar a capacidade de avaliação auditiva no próprio serviço. "A princípio, vamos iniciar com exames de audiometria e imitanciometria. Contamos também com o equipamento de emissão otoacústica para avaliação e diagnóstico auditivo", afirma.
Um dos principais objetivos é possibilitar a identificação precoce de alterações na audição, especialmente durante os primeiros anos de vida, período fundamental para o desenvolvimento infantil. "A maior janela de desenvolvimento das crianças acontece de zero a quatro anos. Por isso, o diagnóstico precoce é muito importante para que essa criança consiga desenvolver suas habilidades cognitivas e tenha condições adequadas de desenvolvimento quando chegar à escola", ressalta Anna Carolina. A audição está diretamente relacionada à aquisição da fala, à aprendizagem, à socialização e ao desenvolvimento cognitivo.
A nova estrutura também reforça a importância do cuidado com a audição em outras fases da vida. Segundo a fonoaudióloga, a perda auditiva em idosos pode afetar a convivência social e estar associada a dificuldades de memória e questões cognitivas. Com a implantação da sala de audiometria, o município passa a contar com mais uma estrutura especializada dentro da rede pública de saúde, fortalecendo as ações de prevenção, rastreamento e diagnóstico.


![Diminuir texto [Alt + -]](https://www.ssparaiso.mg.gov.br/themes/ssparaiso/assets/images/textomenos.png)
![Aumentar texto [Alt + +]](https://www.ssparaiso.mg.gov.br/themes/ssparaiso/assets/images/textomais.png)
![Alto contraste [Alt + 3] Alto Contraste](https://www.ssparaiso.mg.gov.br/themes/ssparaiso/assets/images/altocontraste.png)