Notícias | + Listar todas
Paraíso sediará Fórum Regional de Cultura
28/07/2026
São Sebastião do Paraíso será palco de um importante encontro voltado ao fortalecimento das políticas públicas de cultura. No dia 3 de setembro de 2026, a cidade receberá o Fórum Regional de Políticas Públicas de Cultura, Transparência e Cidadania: Capacitação e Formação de Gestores, Agentes e Fazedores de Cultura, reunindo representantes de diversos municípios da região para um dia de debates, capacitação e troca de experiências.
Promovido pela Prefeitura de São Sebastião do Paraíso, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e do Conselho Municipal de Políticas Culturais, com apoio do Conselho Municipal do Patrimônio Histórico e Cultural e do Conselho Municipal de Turismo, em parceria com o Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE Cultural), o evento acontecerá das 8h às 18h, no Salão Nobre da Faculdade Libertas.
O fórum será aberto ao público e voltado a gestores públicos, conselheiros municipais, servidores, artistas, produtores culturais, agentes e fazedores de cultura, estudantes, pesquisadores, representantes da sociedade civil e demais interessados de São Sebastião do Paraíso e de toda a região.
A iniciativa integra as ações de fortalecimento do Sistema Municipal de Cultura, instrumento que organiza e articula órgãos públicos, conselhos, planos e fundos voltados à gestão cultural, promovendo maior planejamento, transparência, participação social e continuidade das políticas públicas.
Durante a programação, especialistas e autoridades das esferas federal, estadual e regional abordarão temas como governança, transparência, participação cidadã, financiamento da cultura, preservação do patrimônio cultural, fortalecimento dos conselhos municipais e implementação dos Sistemas Municipais de Cultura.
Além da qualificação técnica dos participantes, o encontro tem como objetivo fortalecer a integração entre os municípios, ampliar as redes de cooperação regional e estimular a construção coletiva de políticas públicas culturais cada vez mais democráticas, eficientes e participativas.
As inscrições são gratuitas e já estão abertas. Os participantes receberão certificado com carga horária de 10 horas, emitido pela Escola de Contas do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE-MG).
Os interessados podem se inscrever pelo formulário eletrônico disponível no link:
https://forms.gle/uUhq7aTkRwbSf4TA9
Com a realização do fórum, São Sebastião do Paraíso reafirma seu protagonismo regional na promoção da cultura, da transparência na gestão pública e da participação cidadã, consolidando-se como referência na qualificação de gestores e agentes culturais e no fortalecimento dos sistemas públicos de cultura.
A organização convida gestores públicos, secretários municipais, conselheiros, servidores, artistas, produtores culturais, estudantes e toda a população dos municípios da região a participarem deste importante momento de formação, diálogo e construção coletiva em prol do desenvolvimento cultural de Minas Gerais.
.jpeg)

![Diminuir texto [Alt + -]](https://www.ssparaiso.mg.gov.br/themes/ssparaiso/assets/images/textomenos.png)
![Aumentar texto [Alt + +]](https://www.ssparaiso.mg.gov.br/themes/ssparaiso/assets/images/textomais.png)
![Alto contraste [Alt + 3] Alto Contraste](https://www.ssparaiso.mg.gov.br/themes/ssparaiso/assets/images/altocontraste.png)