Página inicial

Notícias Navegar com Ícones

Aguarde, carregando...

Acesso a informação   Ouvidoria   Carta de Serviços ao Cidadão
    Alto Contraste  Instagram   Facebook
Ouvidoria Municipal


Paraíso sedia segunda aula do projeto “Nós na Rede” para servidores da RAPS

15/05/2026

A Secretaria Municipal de Saúde de São Sebastião do Paraíso, por meio da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), sediou na quarta-feira, 13, mais um encontro do curso "Nós na Rede", realizado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), em parceria com o Ministério da Saúde.

A capacitação reuniu trabalhadores da RAPS de São Sebastião do Paraíso e de municípios da microrregião, dando continuidade à formação iniciada no mês passado. O curso tem como objetivo fortalecer as práticas de cuidado em saúde mental no território, com foco na qualificação dos profissionais, no cuidado em liberdade, na atenção humanizada e no trabalho em rede.

De acordo com Daiane Arantes, coordenadora da RAPS de São Sebastião do Paraíso, o segundo encontro reforçou a importância da educação permanente para os trabalhadores que atuam diretamente nos serviços de saúde mental. Segundo ela, a formação cria espaços fundamentais de troca de experiências, reflexão sobre as práticas e fortalecimento do cuidado oferecido à população. "Esse encontro foi mais um momento importante de qualificação e construção coletiva. A saúde mental exige um cuidado sensível, contínuo e articulado com o território. Quando os trabalhadores se reúnem para estudar, trocar experiências e refletir sobre suas práticas, toda a rede se fortalece e a população é beneficiada com um atendimento cada vez mais humanizado e integrado", destaca.

O secretário municipal de Saúde, Adriano Lopes de Siqueira, ressalta que a qualificação permanente dos profissionais é uma das prioridades da gestão para fortalecer o atendimento oferecido à população. "A saúde mental é uma área que exige preparo, sensibilidade e trabalho em rede. Quando investimos na capacitação dos profissionais, estamos melhorando diretamente o cuidado prestado às pessoas que mais precisam. Essa parceria com a Fiocruz e com o Ministério da Saúde fortalece a nossa Rede de Atenção Psicossocial e reafirma o compromisso da Prefeitura em oferecer um atendimento cada vez mais humanizado, próximo da realidade dos territórios e integrado aos serviços de saúde", afirma.

O projeto "Nós na Rede" é uma iniciativa voltada ao fortalecimento da Rede de Atenção Psicossocial e aborda temas essenciais para o cuidado em saúde mental, como o cuidado em liberdade, a desinstitucionalização, a atenção às pessoas em sofrimento mental e o cuidado às pessoas em uso de álcool e outras drogas.

Ao todo, participam da formação 35 servidores municipais de São Sebastião do Paraíso, Jacuí, São Tomás de Aquino, Pratápolis e Itamogi. A proposta é ampliar o diálogo entre os profissionais, fortalecer o cuidado regionalizado e contribuir para uma atuação mais integrada entre os serviços da microrregião.

Durante o encontro, os participantes puderam compartilhar experiências vivenciadas nos territórios, discutir desafios do cotidiano dos serviços e aprofundar conhecimentos sobre as formas de cuidado em saúde mental no Sistema Único de Saúde. A atividade também reforçou o papel da RAPS como rede estratégica para garantir acolhimento, escuta qualificada e acompanhamento às pessoas em sofrimento psíquico.

A Prefeitura de Paraíso reafirma seu compromisso com o fortalecimento da saúde mental, com a valorização dos trabalhadores da rede e com a qualificação contínua dos serviços ofertados à população. O município sediará, ao longo do ano, cinco encontros presenciais do curso, consolidando-se como referência regional na promoção da educação permanente em saúde mental.