Notícias | + Listar todas
Paraíso sedia segunda aula do projeto “Nós na Rede” para servidores da RAPS
15/05/2026
A Secretaria Municipal de Saúde de São Sebastião do Paraíso, por meio da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), sediou na quarta-feira, 13, mais um encontro do curso "Nós na Rede", realizado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), em parceria com o Ministério da Saúde.
A capacitação reuniu trabalhadores da RAPS de São Sebastião do Paraíso e de municípios da microrregião, dando continuidade à formação iniciada no mês passado. O curso tem como objetivo fortalecer as práticas de cuidado em saúde mental no território, com foco na qualificação dos profissionais, no cuidado em liberdade, na atenção humanizada e no trabalho em rede.
De acordo com Daiane Arantes, coordenadora da RAPS de São Sebastião do Paraíso, o segundo encontro reforçou a importância da educação permanente para os trabalhadores que atuam diretamente nos serviços de saúde mental. Segundo ela, a formação cria espaços fundamentais de troca de experiências, reflexão sobre as práticas e fortalecimento do cuidado oferecido à população. "Esse encontro foi mais um momento importante de qualificação e construção coletiva. A saúde mental exige um cuidado sensível, contínuo e articulado com o território. Quando os trabalhadores se reúnem para estudar, trocar experiências e refletir sobre suas práticas, toda a rede se fortalece e a população é beneficiada com um atendimento cada vez mais humanizado e integrado", destaca.
O secretário municipal de Saúde, Adriano Lopes de Siqueira, ressalta que a qualificação permanente dos profissionais é uma das prioridades da gestão para fortalecer o atendimento oferecido à população. "A saúde mental é uma área que exige preparo, sensibilidade e trabalho em rede. Quando investimos na capacitação dos profissionais, estamos melhorando diretamente o cuidado prestado às pessoas que mais precisam. Essa parceria com a Fiocruz e com o Ministério da Saúde fortalece a nossa Rede de Atenção Psicossocial e reafirma o compromisso da Prefeitura em oferecer um atendimento cada vez mais humanizado, próximo da realidade dos territórios e integrado aos serviços de saúde", afirma.
O projeto "Nós na Rede" é uma iniciativa voltada ao fortalecimento da Rede de Atenção Psicossocial e aborda temas essenciais para o cuidado em saúde mental, como o cuidado em liberdade, a desinstitucionalização, a atenção às pessoas em sofrimento mental e o cuidado às pessoas em uso de álcool e outras drogas.
Ao todo, participam da formação 35 servidores municipais de São Sebastião do Paraíso, Jacuí, São Tomás de Aquino, Pratápolis e Itamogi. A proposta é ampliar o diálogo entre os profissionais, fortalecer o cuidado regionalizado e contribuir para uma atuação mais integrada entre os serviços da microrregião.
Durante o encontro, os participantes puderam compartilhar experiências vivenciadas nos territórios, discutir desafios do cotidiano dos serviços e aprofundar conhecimentos sobre as formas de cuidado em saúde mental no Sistema Único de Saúde. A atividade também reforçou o papel da RAPS como rede estratégica para garantir acolhimento, escuta qualificada e acompanhamento às pessoas em sofrimento psíquico.
A Prefeitura de Paraíso reafirma seu compromisso com o fortalecimento da saúde mental, com a valorização dos trabalhadores da rede e com a qualificação contínua dos serviços ofertados à população. O município sediará, ao longo do ano, cinco encontros presenciais do curso, consolidando-se como referência regional na promoção da educação permanente em saúde mental.
![Diminuir texto [Alt + -]](https://www.ssparaiso.mg.gov.br/themes/ssparaiso/assets/images/textomenos.png)
![Aumentar texto [Alt + +]](https://www.ssparaiso.mg.gov.br/themes/ssparaiso/assets/images/textomais.png)
![Alto contraste [Alt + 3] Alto Contraste](https://www.ssparaiso.mg.gov.br/themes/ssparaiso/assets/images/altocontraste.png)