Autoridades traçam ações para lidar com moradores de rua

11/03/2020

Nas últimas semanas, a Prefeitura de São Sebastião do Paraíso, por meio da Secretaria de Segurança Pública, vem realizando operações com a Guarda Civil Municipal, a Polícia Militar, a Secretaria de Desenvolvimento Social e o Conselho Tutelar, a fim de reduzir o número de pessoas em situação de rua na cidade. A ação tem o intuito de identificar estas pessoas, verificar antecedentes criminais e, em muitos casos, fazer o encaminhamento para clínicas que recebem dependentes químicos.

Com relação aos andarilhos que não são da cidade, está sendo viabilizado transporte para que eles retornem ao seu município de origem. As operações estão sendo realizadas durante o dia e à noite, com o apoio de cão farejador para localizar drogas. De acordo com o secretário de Segurança Pública, Miguel Félix, somente estas ações são insuficientes para resolver o problema. “É necessário que a população colabore, evitando dar dinheiro e alimentos quando são abordadas na rua ou na porta de casa. O indicado é direcionar a ajuda para as instituições que abrigam e tratam das pessoas em situação de rua”, disse.

Na tarde de terça-feira, 10, foi realizada uma reunião com a presença de representantes das secretarias municipais de Segurança Pública e Desenvolvimento Social, da Polícia Militar e da Guarda Civil Municipal, para alinhamento das ações a serem desenvolvidas com as pessoas em situação de rua que estão em postos patrimoniais, como a praças da Abadia e da Santa Casa, Parque da Lagoinha, Complexo Esportivo Santa Tereza e San Genaro, Casa da Cultura e Rodoviária.

Após a reunião, as autoridades decidiram traçar ações que cada instituição pode fazer para, em conjunto, auxiliar nos problemas da população de rua. O objetivo é proporcionar segurança nos locais públicos, que vêm sendo ponto de permanência dos andarilhos, além de oferecer alternativas para que os mesmos melhorem sua qualidade de vida.