Prefeitura inaugura Escola do Bela Vista

31/01/2020

A Prefeitura de São Sebastião do Paraíso inaugurou na manhã desta sexta-feira, 31, a Escola Municipal Professor José Carlos Maldi, no bairro Bela Vista. A obra foi iniciada ainda na gestão do ex-prefeito Mauro Zanin, com investimento inicial de R$ 1,4 milhões, mas ficou parada até o início de 2019, quando foi retomada pelo prefeito Walker Américo Oliveira. A obra possui 1800 metros quadrados e o custo final foi de R$ R$ 3,2 milhões. Inicialmente, o prédio abrigará o ensino infantil com crianças de 4 e 5 anos, e, no próximo ano, deve ser dado início de forma progressiva o ensino fundamental.

Para o prefeito Walker Américo foi um dia histórico para Paraíso. O evento de inauguração contou com a presença de diversas autoridades e membros da comunidade. "E uma escola com capacidade para abrigar em torno de 450 alunos, iremos iniciar com ensino infantil e ao longo dos anos essas crianças poderão continuar estudando nesta escola. Atenderá a todos desse bairro, o que facilita não só a vida das crianças, mas também dos pais que trabalham. É uma escola em um local estratégico", destaca.

O nome da escola foi dado em homenagem póstuma ao advogado, professor e diretor de escola, José Carlos Maldi, em projeto de lei de autoria do até então prefeito Mauro Zanin. "José Carlos Maldi foi um grande líder, grande professor, e me deu aula na faculdade de Direito, inclusive, deixou um grande legado como profissional e cidadão de bem de São Sebastião do Paraíso. É uma homenagem justa a ele, uma vez que ele foi um homem da educação", destacou Walker.

A filha de José Carlos Maldi, advogada Laura Maldi, foi homenageada durante a cerimônia de inauguração e se emocionou ao relembrar dos ensinamentos do pai.

Os recursos destinados para as obras foram próprios Prefeitura. A escola começou a ser construída em 2009, mas mediante denúncia foi embargada à época. "Era para essa escola estar pronta há muito tempo, mas denúncias infundadas impediram que isso se concretizasse. O prédio estava muito depredado, e refazer às vezes é pior que começar do zero. Mas graças a retomada dos repasses de verbas pelo Governo do Estado, pudemos dar início, não apenas a esta obra, mas a outras como pavimentação e assim por diante", completou o prefeito.

Para a secretária municipal de Educação, Maria Ermínia Preto de Oliveira Campos, a inauguração representa um avanço para a educação básica no município. "É muito significativo inaugurar uma escola. Todos nós da Educação estamos emocionados com esta conquista e gratos a todos que se empenharam para ver este sonho se tornar realidade. Imagine quantas crianças passarão por aqui e no futuro lembrarão que iniciaram a vida escolar nesta unidade. Começaremos com ensino infantil, mas já estamos nos preparando para conseguir autorização para o funcionamento para o ensino fundamental já para o ano que vem", diz.

A secretária ressalta que a inauguração irá ajudar a suprir a demanda de creches para crianças de 0 a 3 anos, uma vez que as crianças de 4 anos estão sendo incorporadas no ensino infantil. "As aulas iniciam no dia 6 de fevereiro, serão cerca de 270 alunos e 12 turmas, podendo ser ampliada esta demanda. Serão 10 salas, mas uma iremos transformar em sala de informática", finaliza.