Raio X da UPA é inaugurado

16/08/2019

A Prefeitura de São Sebastião do Paraíso, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, inaugurou na manhã desta sexta-feira, 16, a sala de raio-X, na Unidade de Pronto Atendimento (UPA). O novo equipamento de digitalização foi adquirido com recursos provenientes de emendas parlamentares dos deputados Aelton Freitas (identificador de proposta 15595.3970001/17-001), no valor de R$ 300 mil, e Carlos Melles (identificador da proposta 15595.3970001/17.002), no valor de R$ 359.720,00), que possibilitaram ainda, a compra de diversos materiais e equipamentos para a pasta da Saúde.

A cerimônia de inauguração contou com a presença do prefeito Walker Américo Oliveira, de secretários municipais, vereadores, servidores, médicos e representes dos ex-deputados responsáveis pela destinação das emendas. "Pegamos a cidade com sérios problemas e grandes desafios. Um deles era voltar a fazer os exames de raio-X na UPA. Trabalhamos com parcerias, com muita responsabilidade e conseguimos. Além desta, já fizemos várias adequações para melhorar o funcionamento da UPA, como troca do telhado, instalação do gerador de energia, reforma de algumas salas, compra de diversos materiais de consumo, entre outras ações necessárias para um atendimento mais digno à população. Mesmo com todos os obstáculos enfrentados, estamos aqui, eu e os secretários, de cabeça erguida e com sentimento de mais uma missão cumprida", disse o prefeito.

Durante a inauguração, o médico Matheus Montans Scarano, lembrou a situação da UPA quando ele assumiu como diretor clínico, em 2016, e destacou que hoje as condições são muito melhores. Ele também falou sobre o empenho da atual administração para melhorar cada vez mais a qualidade da UPA e agradeceu o apoio dos políticos da região que destinaram as emendas parlamentares. "Além do raio-X, conseguimos equipamentos importantes, como desfibriladores, monitores, respiradores, entre outros para salvar a vida dos nossos usuários. Isto é muito importante para nós dentro desta gestão que tem nos apoiado muito para equipar e UPA e oferecer um serviço de qualidade e que traga bons resultados, para que nós, médicos, possamos aprimorar o atendimento e diagnóstico", destacou.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Wandilson Bícego, o raio-X na UPA vai acelerar o diagnóstico em pelo menos três horas. "Antes, os pacientes tinham que ser encaminhados para a Santa Casa, onde faziam o exame, aguardavam o laudo e só depois retornavam para a UPA, para apresentar o resultado ao médico. Agora teremos economia de combustível para o município sem ter que fazer este transporte, poderemos otimizar o atendimento com as ambulâncias, já que agora elas não precisarão mais levar ou buscar pacientes várias vezes por dia para fazer raio-X na Santa Casa, além da maior vantagem, que é poupar a saúde e o sofrimento dos pacientes, que muitas vezes estavam com dor por conta de um trauma e ainda tinham que ser deslocados da UPA para fazer o exame", salientou.

Antes do descerramento da placa de inauguração, o padre Paulo Sobral da paróquia de São Judas deu uma benção e, em seguida, os presentes foram convidados a conhecer a nova sala de raio x e visitar uma mostra dos materiais de uso hospitalar e equipamentos que foram adquiridos com os recursos recebidos.

Equipamento

O equipamento de digitalização de raio-X que foi adquirido traz inúmeras vantagens tanto na manipulação dos dados quanto na entrega do resultado ao paciente. As imagens agora serão enviadas de forma digital, sem a necessidade de revelação em filme. Paralelo ao processo de compra do equipamento, iniciou-se a reforma da sala onde os exames serão realizados, que até então não estava baritada, ou seja, não estava preparada para barrar a radiação emitida pelo aparelho de raio-X, o que poderia trazer inúmeros danos à saúde tanto dos servidores como dos pacientes.