Membros do Comtur são empossados

12/07/2019

O prefeito Walker Américo Oliveira deu posse nesta semana à nova diretoria do Conselho Municipal do Turismo (Comtur), para um mandato de dois anos, podendo haver uma recondução por igual período. O órgão foi criado com base na Lei Municipal 2.703, de 10/01/2000, Projeto de Lei 2.849, alterada pela LM 4.533 de 28/08/2018. Ele é composto por conselheiros representantes da sociedade civil, titulares e suplentes, e por conselheiros representantes do poder público municipal, titulares e suplentes.

O Conselho de Turismo tem caráter consultivo, deliberativo, fiscalizador e formulador de política pública voltada para esta área. A solenidade de posse dos conselheiros para o exercício das atividades para o biênio 2019-2021, aconteceu no dia 8 de julho, na sala de reuniões da Prefeitura. Após apresentação dos conselheiros e suas representatividades, o prefeito Walker Américo deu início à eleição da mesa diretora. Os conselheiros optaram pela eleição direta, democrática, sem apresentação de chapa com votação nominal.

Foi eleito presidente com votação unânime, Heraldo Bícego — representando os ternos de congo e moçambique. Para a vice-presidência, foi escolhido por unanimidade André Cruvinel, que representa as entidades culturais do município. A primeira secretária será Lizete Martins dos Santos, representante do departamento municipal do Turismo e o cargo de segunda secretária foi ocupado por Helena Lage Tallmann, da Câmara Municipal.

O prefeito parabenizou os novos conselheiros eleitos e deu posse a todos. Na oportunidade, ele ressaltou a importância do órgão para a sociedade. “Além do acompanhamento, ele desenvolve ações efetivas para o desenvolvimento do turismo no município. Os conselhos municipais são atuantes e desempenham papel fundamental, cada um com sua peculiaridade. O Comtur, por exemplo, poderá realizar atividades importantes com o apoio da administração municipal, como a elaboração de um calendário de eventos e o fomento ao turismo de eventos, ecológico, de aventura, agroindustrial, entre outros”, concluiu.