Paraíso inaugura Sala Mineira do Empreendedor

17/05/2019

O município de São Sebastião do Paraíso ganhou nesta sexta-feira, 17, a Sala Mineira do Empreendedor — resultado da parceria entre o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae Minas), Junta Comercial do Estado de Minas Gerais (Jucemg) e Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico Sustentável. A Sala foi desenvolvida para melhorar e simplificar o ambiente de negócios em todo Estado, atuando em conjunto com as administrações municipais, oferecendo apoio para empreendimentos de todos os portes e vai funcionar na Rua Pimenta de Pádua, 1.237, no Centro de Atendimento (Cassp).

A inauguração contou com a presença do gerente regional centro-oeste e sudoeste do Sebrae, Leonardo Mol de Araújo, que representou o presidente nacional do órgão, Carlos Melles. “A Sala Mineira é um instrumento de desburocratização, sendo uma forma de organizar a formação de novas empresas e proporcionar um melhor ambiente de negócios”, disse. Ele informou ainda que, o Sebrae será o maior parceiro da Sala e vai levar para as escolas do município um trabalho de educação empreendedora, voltado para o mercado digital.

O gerente regional anunciou que Paraíso vai desenvolver em um ano o “Programa Líder”, idealizado por Melles, para movimentar as lideranças e construir uma visão de futuro. “Serão oito encontros com uma agenda específica e eixos temáticos. Depois faremos a construção de um plano que será colocado em prática, criando uma convergência para o território dentro das potencialidades que possuímos, pois são diversas atividades econômicas representadas”, explicou.

O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Ulisses de Araújo Silva, disse que a Sala Mineira é uma ferramenta nova que vai diminuir o prazo para quem deseja empreender. O prefeito Walker Américo Oliveira, ressaltou que o comércio vai desenvolver muito mais com a Sala, pois o município tem uma pujança grande e precisa desta intermediação. O órgão – que já funciona em Guaxupé e Muzambinho, será um espaço único para formalizar empreendimentos, obter orientações, informações “e todo o conhecimento necessário para desenvolvimento profissional, tudo para fazer o seu negócio seguir em frente de um jeito simples e prático”, afirmou.

Semana do MEI — De 20 a 24 de maio, São Sebastião do Paraíso realiza a Semana do Micro e Pequeno Empreendedor Individual (MEI), com oficinas, palestras e seminários. As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas pelo endereço eletrônico www.loja.sebraemg.com.br. Entre os temas abordados estão “como ser MEI na prática”, “redes sociais que vendem: aprenda a transformar seguidor em consumidor”, “negócios da beleza”, “varejo 4.0” e “como aumentar suas vendas”. Os eventos estão programados para acontecer nas faculdades Libertas e Calafiori, na sede do Sebrae à Praça dos Imigrantes, 21, e no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), à Rua tenente José Joaquim, 1.512. Em Minas Gerais existem mais de 900 mil empresas de MEI e no Brasil são mais de 8 milhões. Mais informações pelo telefone (35) 3531-2014.